sábado, 28 de março de 2015

ENTREVISTA DO *EPA*

1- Uma pequena apresentação sua.
1-R- Já fiz parte de um coral gospel [ tenho o DVD]
2-Defina o processo da sua inspiração.
2-R- Minha inspiração pode vir de uma filha caindo lentamente, de uma frase....., várias coisas.
3-Tem livros publicados? Quais e quantos?
3-R- Não tenho livros editados, tenho um blog de poesias...
4-Qual o maior desafio que enfrentou em sua vida?
4-R- Difícil dizer, pois já enfrentei muitos mas... a morte do meu marido... tive que aprender a viver só, foi complicadinho.
5-Uma lembrança da sua infância.
5-R- kkkk... quando subi num pé de goiaba e comi tantas quanto pude, e fiquei intoxicada. levei uma bronca do pai e fui parar no hospital.....rsrsrs.... criancisses né...
6-Uma música que marcou sua vida.
6-R- IXIII..................foram muitas que fizeram parte do meu crescimento...mas uma da Wanderleia...rsrsrs.... PARE O CASAMENTO........ por favor, pare agoraaa.......kkkkkk...
7- Indique dois filmes.
7-R- . LANTERNAS VERMELHAS E A COR PÚRPURA..
8-Quais os livros que fizeram diferença em sua vida?
8-R- A morte da porta estandarte [J. G. de Araújo Jorge] e a Mulher só [Harold Robbins]
9-Seu hobby e o seu passatempo favorito.
9-R- Escrever.. e pintar minhas telas e etc.
10- Quais os pratos aprecia mais?
10-R- Risoto de camarão e jiló, bifes acebolados.....
11-Sua bebida favorita.
11-R- Vinho, licor.... sucos naturais.
12-Um sonho realizado.
12-R- Ver minhas filhas bem criadas e seguindo a vida.
13-Um sonho que queira realizar.
13-R- Lançar meu livro de poesias.
14-O que te faz ser feliz de um modo geral?
14-R- Ter minha consciência tranquila, saber viver ... acordar todos os dias e vê que tenho mais um dia pela frente para viver e agradecer a Deus por tudo.
15- Um dia feliz e inesquecível.
15-R- Nascimento das minhas filhas, depois das minhas netas e neto...
16-Fale das suas virtudes sem modéstia.
16-R- rsrsrs..... sou professora primária, costureira e modelista profissional, lido com artes em geral como telas, tecidos, MDF, cerâmicas, vidros.., sou autora de 3 peças de teatro, sendo q uma ja foi aos palcos 40 vezes. Fui colunista de um jornal no interior 3 anos, sou poeta.... é isto....simples assim.... sem modéstia né.......kkkkkkkk..... valeu!
17-O que acha complicado no convívio com as pessoas?
17-R- As vezes a arrogância delas acharem que são imortais, tem gente que gosta de humilhar os outros.... não gosto disso.
18- O que mais te orgulha?
18-R- Ser honesta, saber perdoar, ser tolerante...... dizem que sou longânima... calma demais..
19-Um medo, uma mania e uma frustração.
19-R- Medo da violência, sou detalhista demais... sou fiel aos meus princípios de ética, caráter....moral.., ver o mundo e essa juventude indo sem rumo pra lugar nenhum...
20-Já viveu alguma experiência sobrenatural ou inexplicável? 
20-R- Já vivi sim uma situação sobrenatural.
21-Quais as suas aptidões naturais?
21-R- Sou muito MÃE, sou intensa em tudo....amo viver.. esqueço de mim quando estou pintando.
22-Quando você olha para os dias atuais,acha que estamos melhores ou regredindo?
22-R- O ser humano se degrada mais e mais a cada dia, é só olharmos a nossa volta e vermos que as pessoas na sua maioria seguem por caminhos obscuros...., ninguém se contenta com nada...ruim demais...
23- Você acredita em Deus? Praticante de alguma religião?
23-R- SOU DE JESUS E JESUS É MEU, minha rocha, meu baluarte, sem ele nada sou...só JESUS..
24-Duas pessoas célebres para a humanidade.
24-R- rsrrsrs........vou ver se acho depois te falo amada...... 
25-Três pessoas que você tiraria o chapéu.
25-R- Mas tinha que fazer pergunta complicada....kkkkk...masss.......ex. prefeito de Itaocara/RJ Sr. Manoel Faria, Dr. Cosme José M, da Silveira, para os médicos que trabalham sem condições dignas nos hospitais sucateados desse país.
26-O que acha do Brasil e do povo Brasileiro?
26-R- O BRASIL PASSA acredito eu por transformações políticas, nunca na história desse país tanta gente dita importante foi pra cadeia né mesmo! O brasileiro parece mais atento, mas para se combater a corrupção é preciso que os brasileiros aprendam a ser incorruptível, não adianta cobrar perfeição se a conduta está errada desses cidadãos. Tem que ter moral pra cobrar o certo.
27-Deixe aqui dois desejos se fosse possível realizá-los.
27-R- Comprar 2 casas,1 para cada filha. pois tenho 2 filhas. e lançar meu livro de poesias
28-Sua filosofia de vida e uma frase que possa defini-lo 
28-R-Ser correta sempre, Não faça aos outros o que não queres que te faça.
29-Se pudesse recomeçar a sua vida,o que seria de diferente em sua vida?
29-R- Faria 2 faculdades..... Belas artes e psicologia
30-O que desperta a sua compaixão?
30-R- Detesto covardias, violência em geral.
31-A vida é um constante aprendizado,quais as lições mais significativas até o presente momento?
31-R- RSRSRS...... Ainda estou no processo da aprendizagem...
32-O lado bom e difícil da net.
32-R- Conhecer pessoas como você por exemplo e saber lidar com elas, saber lidar com as diferenças..
33-O melhor lugar do planeta.
33-R-MINHA CASA... MEU QUARTO...
34-Que conselhos daria para a juventude?
34-R- Obedeça pai e mãe tenha temor a Deus....é o princípio básico.
35- Deixe seus espaços na net para que as pessoas possam conhecer o seu trabalho.
35-R- Deixarei pois não...rsrss
36- Diga o que você acha sobre o EPA.
36-R- o *EPA* É PRA MIM UM CANAL DE VALORES INESTIMÁVEIS....... bom demais este site, e só tenho elogios para todos os responsáveis por ele, pessoas que motivam o escrever, o poetar....... agradeço ao amigo Jota por ter me apresentado ao EPA, POR TER CONHECIDO AINDA QUE VIRTUAL PESSOAS LINDAS COMO VOCÊS SÃO.
OBRIGADA!

quarta-feira, 25 de março de 2015

80 ANOS [Minha MÃE]

Na tela da minha janela ...
Abre-se a cortina amarelada do passado
Debruçada vejo nessa fita os meus dias, minha vida...
Histórias construidas ao longo do tempo
Rapidamente vai passando na minha retina
Os palcos onde encenei meus versos e reversos
Tempos de desertos e fragilidades
Outros mais de amores construidos
Como os filhos crescendo a minha volta
A casa em permanente confusão de vozes
E assim os dia e anos, noites e dias foram passando..
O tempo arrastado pelo vento....
E nesta ventania meus anos foram aumentando
Derepente uma luz me acorda
Olho mais adiante na tela dessa janela onde o tempo marca
80 anos.... masss 80 anosss.....! Me olho no espelho... humm
Os sulcos marcados no meu rosto, na minha pele, na alma
Vejo-me frágil nesse momento..... quanto tempo!
Olho pro céu azul e agradeço a Deus
___Senhor até aqui me sustentou, cumpri com meus compromissos
Hoje estou rodeada dos filhos que me deu, netos e bisnetos
Genros e noras..... amigos que conquistei........ah! que bommm...
Aniversários! Aniversários a gente faz,1, 15, 40, 60.... 80 anos
Ah! Que importância tem! EU estou VIVA..... VIVAAAA......
E hoje EU só quero comemorar......rsrrss
Quantos anos EU tenho!
Mas que importância tem!
O mais importante é ser feliz
Hoje EU estou feliz..... nos meus 80 anos
OBRIGADA SENHOR
Estou aqui agradecida a DEUS festejando os meus nobres 80 anos


MEUS 80 ANOS [Minha MÃE]

O vento é o combustível que arrasta o tempo
Ah! Esse tempo que nos arrasta sempre para o futuro
Tempo que corre nos trilhos nosso de cada dia
E cada vez que nos debruçamos na janela desse tempo
Vemos em lembranças tempos idos, vividos
As 4 estações correndo a galope nas recordações
Nossa! Quantas histórias! Nem acredito!
E como o tempo não para cá está a senhora
Abre sua janela e veja-se agora nos seus 80 anos
O tempo passouu... abre seu sorriso e agradeça somente
Diante da natureza descortinada a sua frente
Sinta-se livre, sem correntes, asas soltas
Sinta-se tranquila, pois depois de tantos anos
Tantas alegrias, tristezas, decepções, dores,perdas, vitórias
Tantas etapas...... venceu todas em nome de jesus.
E hoje 18 de fevereiro de 2015, completo 80 anos
Cá estou EU rodeada dos filhos, netos, bisnetos e demais amigos de longa data
Comemorando comigo o meu aniversário
Até aqui me sustentou o senhor
Com alegria festejo esta data , minhas rugas são histórias da vida
Que o tempo carimbou em mim, sou só agradecimentos
Por ter chegado até aqui
Combati o bom combate, acabei a carreira e guarde a fé.
Firme nas promessas do meu salvador
Seguirei adiante, confiante, com minha fé firmada
No meu senhor, minha rocha, meu refúgio
80 anos...... é um prémio.
OBRIGADO DEUS.


DIA DE PRINCESA

Dia de princesa para uma senhora nos seus 80 anos
Como é bom ver a felicidade latente nos olhos de alguém
Aniversários a gente faz todo ano,
Minha mãe completou 80 anos e festejou e se alegrou
E viu reunidos todos os seus filhos congrtulando com ela
Viu alguns netos e bisnetos, demais amigos
Sentiu a alegria plena de poder reunir sua família num dia inesquecível com certeza.
No céu brilhava as estrelas, o calor era forte masss...
No meio do salão minha mãe parecia uma debutante
Ali ela se sentia com 15 anos..... como foi lindo!
Ver essa menina de 80 anos solta pelo salão
Andando sorrindo e cumprimentando os convidados
Sendo homenageada com poesia feita só pra ela
Vendo netas tocando no violão uma bela canção
Que lindo ver uma neta de 8 anos cantando pra só pra ela
Seus seis filhos numa confraternização de paz e harmonia
Oh! Como foi linda esta noite!
Minha mãe vitoriosa na sua noite de luzes, de festa.... de agradecimentos.
OBRIGADO DEUS POR ESTE MOMENTO LINDO!
OBRIGADO PELA VIDA DE MINHA MÃE
OBRIGADO POR ELA SER MINHA MÃE.
OBRIGADO PELOS SEUS 80 ANOS.


AMOR *AMAR O AMOR* AMOR

AMOR.. AMAR O AMOR... AMOR.. AMOR...
Ah! O que seria de nós sem essa palavra dissilábica, 
O que seria dos nossos corações sem O AMOR!
DEUS que é a expressão universal do amor
Que nos ensina a amar e amar até mesmo os que não nos ama
E assim somos movidos por essa onda que nos leva a devaneios
Que nos faz sonhar até com amores impossíveis
Que nos leva a amores platônicos
Que nos leva a amar o outro sem nada a esperar
AMOR..... amor... ah! amor... amar...
O amor que salva vidas, que faz sorrir e nos faz feliz
Que nos faz suspirar.....sonhar o amor que nos espera
Ah! como é bommmm... abraçar quem a gente ama
Como é doce ser abraçado pela pessoa que amamos!
Essa energia que nos faz levitar..... que quase explode o coração
AMOR... AMOR.. AMOR..... quero amor... quero amar...
Doce amor.... mais doce que o mel.
Sentir este amor no olhar que brilha sem querer
Sentir na pele que arrepia
Sentir nos beijos mais alucinantes
Sentir no corpo que se entrega sem defesas
Delirar no amor que se faz a dois de quase desmaiar
Ah! este amor que me faz gritar mesmo no silencio
Que me leva ao êxtase desenfreado
Que amor é este! como explicar este amor!
Amor que se dôa, que se recebe, que emana dos poros
Que toca o céu, que brilha como as estrelas
Que tem o perfume das flores mais delicadas
AMOR que nada pede de volta.. somente amor
Ouvir que sou amada, dizer que amo demais
Este amor infinitamente lindo, amor que não acaba
Amor em construção, amor.. amor.. amor....
Suspirando eu sinto em mim... explode em mim.
O amor..... só amor..... amar o amor..... amor..


DIA DA MULHER

08 DE MARÇO DE 2015

_______ DIA DA MULHER _______
AO EPA _ Encontro de amigos e poetas.
08 DE MARÇO - DIA DA MULHER
Domingo foi um dia bacana de comemorações pelo dia da mulher.
Ainda em tempo, quero dizer as lindas poetisas do EPA e da minha página que sem nós o mundo seria mega sem graça concordam meninas....rsrsrrsrs..!
Pois é meus amores, nós poetisas que gostamos de brincar com as letras, com o paisagismo natural dessa natureza terrena e marítima que nos apresenta seus encantos todos os dias, dos cosmos com suas estrelas, seus satélites, seus sóis, do azul de anil desse céu varonil..... nós que celebramos o amor em versos e rimas, que choramos um amor perdido, ou choramos de saudades dos amores que se vão, que se perdem nesse mundão... ah! Nós seres de almas sensíveis que desaguamos no papel em branco as nossas máguas, alegrias, saudades sonhosss...... que por vezes acordamos cheios de inspiração e lá vamos nós perturbar o lápis e acordar o papel e rabiscar nossos poemas...... sempre nós em tudo. HOJE E SEMPRE axaltaremos o amor nas suas múltiplas formas, celebraremos a vida nossa de todos os dias..... minhas lindas poetas quero desejar de coração a cada uma felicidades, força para serem guerreiras como são, como somos e que o AMOR seja a chave que jamais vai enferrujar a alegria de viver de cada uma.
Que em nossos poemas aja sempre uma palavra de paz e harmonia, de bem querer a quem nos quer bem, de Deus que nos permite ser quem somos, lindas, fortes e guerreiras de fato.


OLHAR A ÁRVORE

Olha e observe esta árvore. Toda sua estrutura genial, de uma beleza exótica diferenciando-a de outras.
Olhe outras árvores tão históricas quanto esta, com seus troncos imensos, fortes, inabaláveis... centenárias....
OLHE BEM! O QUE VOCÊ VÊ? ....ehehe... pois é. Aí está um belo exemplo de família, de relacionamento quando tudo começou com uma sementinha frágil, talvez num solo nem tão bom assim, com poucas chuvas, com pássaros se alimentando dessas sementes...mass veja você... ela foi se firmando na terra e aos poucos foi lutando pela sua vida e foi crescendo, ganhando força, tamanho dia após dia, o tempo foi passando e passandooo.... e olha aí que beleza! O tronco enraizado na terra mãe, significa pai e mãe, os galhos uns fortes , outros nem tanto foram se espalhando ao redor dela - significam os filhos e se observar bem verá até uma quinta geração nela bem exemplificados. Repare q uma coisa se sobressaiu, O TRONCO, que significa também o amor que firma toda a estrutura pois sem amor nada sobrevive.
--------Um relacionamento também é assim, uma semente que germina num solo fértil chamado AMOR, vai fincando raíz no coração, e amadurecendo. Vai gerando fidelidade tão primordial nesse processo. junto vem a cumplicidade, o compartilhar a vida de ambos numa sintonia e harmonia verdadeira. ISTO SE CHAMA AMOR. O AMOR É INDESTRUTÍVEL SÊ VERDADEIRO.
Valorize o que DEUS te coloca nas mãos, e seja o mais feliz que puder ser.


DESERTOS DE MIM

DESERTOS DE MIM
Meus EUS que caminham dentro da minha alma por vezes deserta
Fazendo-me refletir os prós e os contra dos meus passos por vezes incertos
Levando-me as lágrimas enrustida no sorriso franco meu de cada dia
Desertos de mim.... frios na espinha morta de medo
Mas me reflito no espelho e me olho na vertente da minha idade
Que de tanto caminhar já marca a pele e a alma sofrida
Saio desses desertos porque sei que eles são apenas passagém
Nem pensei fazer deles moradia, jamais..
Desertos de mim que me impulsionam a seguir em frente
Em busca de saidas.
Saio deles altaneira e revestida de uma couraça de sabedorias
Meus medos e meus ais se dissipam pois na saída vejo luzes
Vejo caminhos me levando para experiências ousadas da vida
Desertos de mim que vão ficando na poeira do passado
Enjaulados no baú de um coração imenso, embora pequeno
Que bate no meu peito as vezes apressado
E me diz em silêncio; Segue seu rumo, ainda que atravesse desertos
Desertos de mim.... escondidos em mim